Dispõe sobre instituição da “Medalha de Honra do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação” e regulamentação de sua concessão.

Revoga a PORTARIA ICMC Nº 077/2009

A Diretora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, da Universidade de São Paulo, usando de suas atribuições legais, com fundamento no artigo 42, do Estatuto e a Resolução no. 5477, de 02/10/2008, e tendo em vista o deliberado pela Congregação do ICMC, em sessão de 25/09/2009, baixa a seguinte Portaria:

 

Artigo 1º - Fica instituída a "Medalha de Honra do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação", com a finalidade de homenagear pessoas, entidades e organizações, nacionais ou estrangeiras, que contribuíram de modo excepcional e decisivo para a valorização institucional, cultural, social e acadêmica do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo.

 

Artigo 2º - A distinção honorífica referida no artigo 1º consistirá da outorga de um Diploma, onde deverá constar súmula da justificativa da concessão.

 

Artigo 3º - As indicações de candidatos à láurea serão inicialmente apreciadas por uma Comissão Especial, composta por dois representantes indicados pela Congregação, entre seus membros, um representante discente da Congregação do ICMC, o Vice-Diretor e presidida pelo Diretor.

 

Artigo 4º -  A proposição de candidaturas será de iniciativa dos Departamentos do ICMC ou das Comissões Regimentais do ICMC (CPG, CPq, CG e CCEx), ou por proposição subscrita por 20% dos membros da Congregação do ICMC, ou ainda por proposta da Diretoria.

Parágrafo Único - Não haverá periodicidade estipulada para a proposição referida no artigo 4º, ficando limitada a uma por ano.

 

Artigo 5º - As indicações deverão ser submetidas à Comissão Especial, acompanhadas por uma apresentação e justificativa da candidatura, incluindo curriculum vitae resumido em, no máximo, cinco laudas.

 

Artigo 6º - A referida Comissão Especial avaliará e processará as propostas, bem como indicará os agraciados a cada ano, postos à homologação da Congregação do ICMC, para sua aprovação em plenário, por quórum especial de 2/3 dos membros.

 

Artigo 7º - A cerimônia de outorga da distinção honorífica será efetuada em ato solene na Diretoria do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, convocada especialmente para essa finalidade, em data a ser definida por sua Congregação.

 

Artigo 8º - Os nomes dos homenageados serão registrados em livro próprio, contendo data de aprovação e o que couber e serão gravados em espaço solene na Sala da Congregação do ICMC.

 

Artigo 9º- Esta Portaria entrará em vigor na data de sua expedição, revogando as disposições contidas na Portaria ICMC Nº 077/2009 e alterando seu Artigo 8º.

 

São Carlos, 21 de janeiro de 2022.

 

PROFA. DRA. MARIA CRISTINA FERREIRA DE OLIVEIRA

Diretora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

da Universidade de São Paulo

CONECTE-SE COM A GENTE
 

© 2024 Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação