Estabelece roteiro para a recepção de novos(as) Servidores(as) Docentes no ICMC/USP.

O Diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo, considerando a importância e de bem recepcionar e integrar novos/as servidores/as docentes ao ICMC, por intermédio de um conjunto de ações que apresente as atividades desenvolvidas no ICMC e o envolvimento dos/das servidores/as docentes nesse contexto, baixa a seguinte Ordem de Serviço:

Artigo 1º - Fica estabelecido o seguinte Roteiro a ser seguido para a recepção de novos/as servidores/as docentes:

Etapas:

1)  Pré-ingresso (quando da definição da data programada da posse):

• O Departamento de locação do/a docente deverá enviar e-mail à comunidade do ICMC sobre a contratação, informando a data prevista para início das atividades e solicitando dos diversos setores o que deles couber, para que a infraestrutura necessária para o trabalho do/a docente esteja pronta na data da posse.

2) Recepção no dia do ingresso:

• Recepção inicial pela Chefia do Departamento, que deverá apresentar para a Diretoria do ICMC, sugerindo-se a marcação de reunião para recepção pelo/a Diretor/a ou Vice-Diretor/a;
  • A Chefia do Departamento deverá comunicar a chegada do/a novo/a servidor/a docente, enviando-lhe mensagem de boas-vindas por e-mail, endereçada a toda a comunidade do ICMC no início do dia. Avisar a Portaria sobre o início das atividades do/a novo/a servidor/a docente;
  • Apresentar à equipe da Coordenação das Secretarias de Departamento;
  • A Chefia do Departamento deverá apresentar pessoalmente o novo docente aos setores do ICMC e à Portaria;
  • Apresentar a sala de trabalho docente. Garantir que tenha as informações e equipamentos adequados em seu primeiro dia. Explicar itens como horário de café, copa, banheiros, instalações etc.; Informar sobre os benefícios, práticas gerais, dias de recebimento de salário, Unidade Básica de Assistência à Saúde (UBAS); auxílio USP para contratação de convênio médico, segurança no ICMC; informação do acesso ao Portal de Segurança do Campus; sistemas corporativos da USP e do ICMC; pedidos de serviços Intranet/OTRS, reserva de salas; orientações sobre prevenção de acidentes e de assédio.

3)  Visita às instalações do ICMC:

• A Chefia do Departamento deverá acompanhar o/a novo/a servidor/a docente às instalações, em cada um dos blocos do Instituto, informando-o/a sobre a distribuição dos espaços e suas finalidades, apresentando-o/a aos/às colegas que estiverem presentes nesses ambientes.

4) Reunião de boas-vindas e transmissão de informações

• Participantes: representante da Coordenadoria da Administração Geral do ICMC, Assistente Técnico Administrativo, Assistente Técnico Acadêmico e Chefia do Departamento.

Apresentar:

• Missão, Visão e Valores do ICMC;
  • Manual de Boas Práticas do ICMC;
  • Manual Para Novos Docentes;
  • Vídeo institucional do ICMC e link para o “ICMC em números”;
  • Normas para Utilização de Recursos Físicos e Computacionais;
  • História do ICMC, sistema de gestão e informações institucionais;
  • Estrutura funcional;
  • Contribuição do servidor para o objetivo do ICMC;
  • Gráficos - principais indicadores do ICMC;
  • Programa ICMC-USP de Gestão Socioambiental;
  • Portal da transparência do ICMC;
  • Programa ICMC-USP para melhoria do Clima Organizacional;
  • Manual de Administração Patrimonial (item 2 – Responsabilidade do usuário).

Informações sobre:

• Direitos e Deveres e suas bases legais (Lei 10.261/68, ESU, Código de Ética).
  • Estágio Probatório USP;
  • Projeto Acadêmico institucional;
  • Projeto Acadêmico do Departamento;
  • Proteção de dados pessoais no Portal ICMC;
  • ICMC nas mídias e redes sociais;
  • Entrega de kit: caneca, bloco, caneta, folder ICMC;

Artigo 2º - Esta Ordem de Serviço entra em vigor na data de sua expedição, revogando-se as disposições em contrário.

São Carlos, 22 de dezembro de 2023.

PROF. DR. ANDRÉ CARLOS PONCE DE LEON FERREIRA DE CARVALHO

Diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação