Estabelece roteiro para a recepção de novos servidores técnico-administrativos no ICMC/USP.

Revoga a ORDEM DE SERVIÇO ICMC Nº 001/2020

O Diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo, considerando a necessidade de bem recepcionar e integrar novos/as servidores/as técnico-administrativos/as ao ICMC e à sua área de trabalho, por intermédio de um conjunto de ações que apresentem as atividades desenvolvidas pelo ICMC e sua missão, visão e valores, os vários ambientes acadêmicos e administrativos, os direitos e deveres e exposição de objetivos pessoais e corporativos, baixa a seguinte Ordem de Serviço:

Artigo 1º - Fica estabelecido o seguinte Roteiro a ser seguido para a recepção de novos/as servidores/as técnico-administrativos/as:

Etapas:

1)  Pré-ingresso:

• O Expediente da Diretoria deverá enviar e-mail à comunidade do ICMC sobre a contratação do/a novo/a servidor/a técnico-administrativo/a, seu local de lotação e a data prevista para início das atividades;
  • A chefia imediata deverá providenciar que o espaço de trabalho esteja pronto para ser usado: ramal, conta de e-mail, materiais de escritório, limpeza etc. Deve também organizar todos os documentos de trabalho necessários, previamente à chegada do/a novo/a servidor/a: formulários, documentos etc.;
  • A chefia imediata deverá também orientar o/a novo/a servidor/a quanto aos horários de funcionamento do ICMC e do setor de lotação em particular, informar sobre questões trabalhistas e do Acordo Coletivo de Trabalho, facilidades no campus e no ICMC, onde obter informações em caso de dúvidas, assegurando-se de que todas as informações sejam transmitidas com clareza e que estejam sendo compreendidas.

2) Recepção no dia do ingresso:

• Recepção inicial pelas Chefias imediata e da Área, que deverão apresentar para a Diretoria do ICMC;
  • A Chefia da área deverá comunicar a chegada do/a novo/a servidor/a, enviando-lhe mensagem de boas-vindas por e-mail, endereçada a toda a comunidade do ICMC no início do dia. Avisar a Portaria sobre o início das atividades do/a novo/a servidor/a;
  • Apresentar à equipe do setor de lotação;
  • Apresentar o posto de trabalho. Garantir que tenha as informações e equipamentos adequados em seu primeiro dia. Explicar itens como horários de intervalo, café, copa, banheiros, instalações etc.; Informar sobre os benefícios, práticas gerais, dias de recebimento de salário e registro de frequência; Unidade Básica de Assistência à Saúde (UBAS); auxílio USP para contratação de convênio médico, segurança no ICMC; informação do acesso ao Portal de Segurança do Campus; sistemas corporativos da USP e do ICMC; pedidos de serviços Intranet/OTRS, reserva de salas; orientações sobre prevenção de acidentes e de assédio.

3)  Visita às instalações do ICMC:

• A Chefia imediata deverá acompanha o/a novo/a servidor/a às instalações e setores, apresentando-o/a aos/às colegas do ICMC.

4) Reunião de boas-vindas e transmissão de informações

• Participantes: representante da Coordenadoria da Administração Geral do ICMC, Assistente Técnico Administrativo, Chefia Imediata e Chefia da Área.

Apresentar:

• Manual de Boas Práticas do ICMC;
  • Manual Para Novos Funcionários;
  • Vídeo institucional do ICMC e link para o ICMC em números;
  • Missão, visão e valores do ICMC; Código de Ética; Uso de Recursos Computacionais;
  • História do ICMC, sistema de gestão e informações institucionais;
  • Estrutura funcional;
  • Contribuição do servidor para o objetivo do ICMC;
  • Gráficos - principais indicadores do ICMC;
  • Programa ICMC-USP de Gestão Socioambiental;
  • Portal da transparência do ICMC;
  • Programa ICMC-USP para melhoria do Clima Organizacional;
  • Manual de Administração Patrimonial (item 2 – Responsabilidade do usuário).

Informações sobre:

• Estágio probatório USP;
  • Projeto Acadêmico institucional;
  • Proteção de dados pessoais no Portal ICMC;
  • ICMC nas mídias e redes sociais;
  • Política de Treinamento e Desenvolvimento;
  • Plano de Desenvolvimento Profissional;
  • Participação em Grupos e Comissões institucionais;
  • Entrega de kit: caneca, bloco, caneta, folder ICMC.

• Orientações sobre o trabalho a ser desempenhado: A Chefia Imediata e a Chefia da Área deverão realizar uma reunião inicial para transmitir ao/à novo/a servidor/a os trabalhos do setor e as atividades que estarão sob sua responsabilidade. É importante deixar clara a abertura da parte da Chefia e dos/as colegas, para se esclarecer de eventuais dúvidas que o/a novo/a servidor/a venha a ter para a execução dos serviços.

Artigo 2º - Fica revogada a Ordem de Serviço ICMC nº 001/2020.

São Carlos, 26 de outubro de 2023.

PROF. DR. ANDRÉ CARLOS PONCE DE LEON FERREIRA DE CARVALHO

Diretor do ICMC